Comandante do 2º Batalhão afirma que policial atirou em legítima defesa


O Tenente-coronel Mário Marcelo Dal Col, comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, em entrevista à Rádio Nova Onda FM, nesta terça-feira (24), afirmou que o sargento que atirou e matou um homem de 40 anos, identificado como Devanir Lucas Dias, morador da localidade de São José do Sobradinho, em Boa Esperança, agiu em legítima defesa.
Durante declaração Dal Col frisou que lamenta a morte do homem, porém foi inevitável já que o indivíduo chegou fazendo ameaças, atentando contra a vida do sargento, querendo invadir a casa, e inclusive teria comentado com uma testemunha de que iria para matar o militar.

“Era um indivíduo que tinha várias ocorrências de ameaças e agressividade. Já tinha uma sentença de acusação de crime e que precisava de internação para tratamento de uma possível doença mental. O policial não sabe se o indivíduo tem algum problema e aí a pessoa chega tentando invadir sua residência, jogando pedras, quebrando portas e apresentando alto grau de periculosidade. E além do policial estavam em casa a esposa, a filha e outra criança”, relatou o comandante.

O fato gerou grande repercussão na região. Algumas pessoas chegaram a dizer que o homem era trabalhador, o que poderia servir como justificativa para o caso não ter chegado a tal ponto, mas o comandante foi taxativo em relação a isso: “o que não podemos é querer distorcer a realidade. Não podemos transformar o que é errado em certo e o que é certo em errado, o que no Brasil tem se tornado comum. Ser trabalhador não significa que nos dá salvo conduto para atentar contra a vida de alguém ou isenta algum indivíduo que tenha cometido algum ato como este de ser um criminoso. O policial é o nosso herói e este militar tem uma ficha exemplar. Dou o meu apoio psicológico a este policial e até que a decisão da justiça saia darei todo o meu apoio a qualquer militar, que esteja sob nosso comando, que agir contra qualquer criminoso que vir a atentar contra sua vida”, concluiu Dal Col.
Após o acontecimento o sargento foi levado para o DPJ de São Mateus para prestar esclarecimentos. A arma dele foi recolhida, conforme procedimento padrão nessas situações, mas o policial continua exercendo as funções na profissão. O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil.

O caso

Um homem de 40 anos foi morto a tiros por um policial militar na madrugada do último domingo (22), na localidade de São José do Sobradinho, em Boa Esperança. A vítima foi identificada como Devanir Lucas Dias, morador da localidade.
Na ocasião, a Polícia Militar informou que o sargento estava em casa com a esposa, a filha de 10 anos e uma amiga da menina, de 11 anos, quando o homem teria chegado e tentado arrombar a residência.
Ainda segundo a nota, o policial colocou a família em um local seguro e foi ver o que estava acontecendo. Houve uma discussão entre o sargento e Devanir, que teria jogado uma pedra contra o militar, que acabou atirando e matando a vítima.
O próprio sargento que acionou apoio e permaneceu no local aguardando a confirmação da morte pela perícia da Polícia Civil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo de aluna agredida na saída de escola em Nova Venécia viraliza.

Nova Venécia: Capitella supera expectativas e atrai mais de 30 mil pessoas

JOÃO CREMASCO DIRETOR DA RÁDIO NOVA ONDA, RECEBEU HOMENAGENS NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESPÍRITO SANTO