Coabriel realiza amanhã, dia 23, a cerimônia de premiação do XVI Concurso Conilon de Excelência Coabriel

Acontece nesta quarta (23), em São Gabriel da Palha, o evento de encerramento do XVI Concurso Conilon de Excelência Cooabriel, com a divulgação dos vencedores e premiação dos primeiros colocados. 
Criado em 2003, o concurso busca incentivar e premiar os sócios que produzem e apresentam cafés de excelentes qualidades. “O objetivo para a criação do concurso é incentivar a melhoria contínua do café. Fomos pioneiros nessa iniciativa, que tem gerado bons frutos”, afirmou o gerente corporativo de café da Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel), que coordena o concurso, Edimilson Calegari.
O vice-presidente da cooperativa Antônio Joaquim de Souza Neto, relembra a resistência que havia na primeira edição do concurso. “Apesar de na época a qualidade já ser exigência mundial, muitos não acreditavam no potencial do conilon. Mas os produtores começaram a enxergar o diferencial de um café bem cultivado o que melhorou significativamente o padrão dos cafés recebidos. O concurso foi fundamental para isto”, ressaltou.
Hoje deputado federal, Evair de Melo, foi o primeiro degustador do concurso, há 16 anos. “A Cooabriel é um grande orgulho para o Espírito Santo por tudo o que representa na nossa cafeicultura, na geração de oportunidades e renda no campo, além do incentivo dado há 16 anos com o Concurso Conilon de Excelência. Tenho muito orgulho de ter sido o primeiro degustador desse prêmio que mudou os rumos da atividade, ajudando a essa cultura atingir novos patamares de qualidade e trazer inovações a cada ano que passa”, disse.
De acordo com o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, hoje um dos principais objetivos do concurso é elevar a qualidade e a produtividade do conilon. “A Cooabriel já estuda novos projetos para a valorização do café. O que se busca é a garantia de mercado para os nossos sócios”, finalizou.
O concurso
O XVI Concurso Conilon de Excelência Cooabriel recebeu 69 amostras de café conilon produzidos pelos sócios na safra 2019 com cafés originados de propriedades localizadas em oito municípios da região noroeste capixaba e um município do Sul da Bahia.
O Concurso irá premiar as categorias de cafés produzidos pelos sistemas de café natural e cereja descascado.
Foram classificadas 15 amostras totais.  Para o café natural foram classificados 10 lotes. Já o café cereja descascado foram classificados 5 lotes.
Premiação:
Premiação para classificados em café Natural:
1º lugar – 10 sacas
2º lugar – 08 sacas
3º lugar – 06 sacas
4º lugar – 05 sacas
5º lugar – 04 sacas
6º ao 10º lugar: 03 sacas
Premiação para classificados em café Cereja Descascado:
1º lugar – 10 sacas
2º lugar – 08 sacas
3º lugar – 06 sacas
4º lugar – 05 sacas
5º lugar – 04 sacas
Veja a lista dos classificados em ordem alfabética:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo de aluna agredida na saída de escola em Nova Venécia viraliza.

Nova Venécia: Capitella supera expectativas e atrai mais de 30 mil pessoas

JOÃO CREMASCO DIRETOR DA RÁDIO NOVA ONDA, RECEBEU HOMENAGENS NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESPÍRITO SANTO