Pássaros de espécie com ameaça de extinção são apreendidos em Jaguaré.

A Polícia Militar Ambiental apreendeu, durante fiscalização de rotina em uma residência nesta quinta-feira (11), seis pássaros da fauna silvestre brasileira em cativeiro de forma irregular. Os seis pássaros conhecidos por curió, se encontra na lista das espécies ameaçadas de extinção.

A apreensão ocorreu no centro do município de Jaguaré, e o responsável pelos pássaros, um homem de 36 anos quando abordado pela equipe da 3ª Companhia Ambiental, apresentou duas relações de passeriformes vencidas, constando apenas dois dos seis curiós, além de somente dois estarem anilhados.

Os pássaros foram apreendidos, sendo que os dois anilhados foram encaminhados para Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), localizado em Barra do Riacho, município de Aracruz, enquanto os demais foram encaminhados para Floresta Nacional do Rio Preto em Conceição da Barra, local onde os animais passam por um processo de readaptação e posteriormente serão reintroduzidos na natureza em local cuidadosamente escolhido em que haja incidência da espécie.

A multa por manter pássaros em cativeiro sem a devida licença é de R$ 500,00 por unidade sendo que, no caso de espécie em vias de extinção, o valor chega a R$ 5.000,00 por indivíduo, e a pena para tal crime é de detenção de 06 meses a um ano e multa. A pena é aumentada da metade, se o crime é praticado contra espécie rara ou considerada ameaçada de extinção.

Entrega Voluntária

A Polícia Militar Ambiental informa que quem possuir animais silvestres em cativeiro de forma irregular, poderá entregá-los nas sedes da Polícia Militar Ambiental mais próxima sem sofrer nenhuma sanção. Os animais serão encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) ou ao Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), e reintegrados na natureza após avaliação e tratamento, se necessário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo de aluna agredida na saída de escola em Nova Venécia viraliza.

Nova Venécia: Capitella supera expectativas e atrai mais de 30 mil pessoas

JOÃO CREMASCO DIRETOR DA RÁDIO NOVA ONDA, RECEBEU HOMENAGENS NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESPÍRITO SANTO