Depressão Sorridente. O que é?


 No último fim de semana, um caso de grande repercussão ganhou as manchetes de praticamente todos os veículos de comunicação do estado. Foi confirmada a morte de um jovem veneciano que se jogou da terceira ponte, que liga o município de Vila Velha a capital vitória.

Alguns veículos chegaram a informar que ele sofria de depressão. Aqui no giro de Notícias, somente no mês de junho, noticiamos 3 mortes ligadas a depressão, e em todas elas um fato curioso, as vítimas seguiam uma vida normal, praticavam esportes e não demonstravam sofrimento para as pessoas que conviviam ao seu redor.

Conversamos com o psicólogo aqui de Nova Venécia, Alex Guarnier (CRP16/5888), que falou um pouco mais sobre a chamada Depressão Sorridente, pois em sua grande maioria as pessoas tem a visão de que a depressão fará a pessoa ficar triste, solitária e isolada em um canto. Em muitas das vezes isso não acontece, “Não é bem assim, existe a depressão sorridente, que pra nós é conhecida como depressão atípica, onde o individuo lida de uma forma diferente com a depressão. O sorriso é uma forma de defesa, é uma mascara para esconder esse estado”.

Alex Guarnier - Psicologo  CRP 16/5888
Vale ponderar que a depressão não é a única causa que leva a pessoa a tirar a própria vida, como explica o psicólogo; “Existem estudos que também associam o suicídio a distúrbios mentais, transtorno de personalidade, isolamento e depressão”. Segundo a OMS, a depressão está relacionada a 30% dos casos de mortes, quando se fala em suicídio.

Vale ressaltar que qualquer sinal de mudança de comportamento, que venha a comprometer a vida social do individuo, o psicólogo é o profissional indicado a ser procurado, pois ele é quem vai fazer as devidas intervenções comportamentais ou encaminha-lo a outro profissional da área da saúde. 

Mais informações você confere na reportagem abaixo:




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo de aluna agredida na saída de escola em Nova Venécia viraliza.

Nova Venécia: Capitella supera expectativas e atrai mais de 30 mil pessoas

JOÃO CREMASCO DIRETOR DA RÁDIO NOVA ONDA, RECEBEU HOMENAGENS NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESPÍRITO SANTO