Pinheiros é a 2ª cidade que mais mata mulher no estado e 11ª no Brasil




“O estudo foi realizado pela Faculdade Lationoamericana de Ciências Sociais (Flacso)”.

Pinheiros mais uma vez foi destaque negativo nos meios de comunicação do estado e do País na tarde desta última segunda feira, o motivo foi à divulgação do resultado de uma pesquisa sobre o estudo do mapa da ‘violência contra as mulheres no Brasil’, divulgado pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso) que aponta o município mais uma vez como o segundo que mais mata mulheres no estado e o 11º no País, superando Serra, Jaguaré, Cariacica, Linhares, Baixo Guandu, Linhares, Barra de São Francisco, Vila Velha e Viana e sendo superado apenas por Sooretama. O resultado do mapa foi divulgado em Brasília com a presença da presidenta Dilma e da secretária especial de Políticas para as Mulheres do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Eleonora Menicucci.
De acordo com o estudo conduzido pelo sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, que se baseou em dados de 2009 a 2012, o município registrou 16,7 homicídios por grupo de 100 mil mulheres.
Além de Pinheiros, também estão entre os mais violentos do País os municípios de Sooretama que lidera o mapa, na região norte, com taxa de 21,8 por 100 mil; Serra, com 16,4 homicídios femininos por grupo de 100 mil mulheres; Jaguaré, no norte, com 16,1 por 100 mil; Cariacica, com 14,8 por 100 mil; Baixo Guandu, na região noroeste, com 14,8 por 100 mil; Linhares, na região norte, com 13,3 por 100 mil; Barra de São Francisco, no noroeste, com 12,8 por 100 mil; Vila Velha, com 11,6 por 100 mil; e Viana, com 11,2 homicídios femininos por grupo de 100 mil mulheres.
Um dado alarmante é que Pinheiros supera a média nacional que é de 4,8 homicídios por cada 100 mil mulheres, a quinta maior do mundo, conforme dados da OMS que avaliaram um grupo de 83 países.
O sociólogo destaca que o mapa foca a violência de gênero e revela que, no Brasil, 55,3% desses crimes foram cometidos no ambiente doméstico e 33,2% dos homicidas eram parceiros ou ex-parceiros das vítimas, com base em dados de 2013 do Ministério da Saúde.
Considerando o ordenamento dos 100 municípios com mais de 10.000 habitantes do sexo feminino, com as maiores taxas médias de homicídio de mulheres no Brasil (por 100 mil), Pinheiros mais uma vez aparece numa posição nada confortável. De 2009 a 2013 o município registrou 10 homicídios contra mulheres, aparentemente parece uma taxa baixa, mas foi suficiente para colocar o município como o 11º do Brasil em que mais se mata mulheres.
Em 2009 foi registrado dois homicídios, 2010 a policia registrou somente um, em 2011 foi o pior ano para as mulheres viverem em Pinheiros, quatro mulheres perderam suas vidas, já em 2012 esse número caiu pela metade em relação a 2011, registrando apenas um homicídio.
Quando se trata de vida humana, uma que se perde pode considerar como taxa elevada. Até hoje não conseguimos perceber no município qualquer projeto de politicas públicas realizado pela prefeitura para reduzir esse índice e colocar a cidade numa posição mais confortável.
Nas últimas eleições municipais em Pinheiros, o prefeito atual prometeu elaborar vários projetos para reduzir a violência contra a mulher, inclusive, trazer a delegacia da mulher para Pinheiros, porém, esta promessa não saiu do papel.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo de aluna agredida na saída de escola em Nova Venécia viraliza.

Nova Venécia: Capitella supera expectativas e atrai mais de 30 mil pessoas

JOÃO CREMASCO DIRETOR DA RÁDIO NOVA ONDA, RECEBEU HOMENAGENS NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESPÍRITO SANTO