Nova Venécia: Capitella supera expectativas e atrai mais de 30 mil pessoas


Mais de 30 mil pessoas curtiram os quatro dias da Capitella, festa do Capellete e da Tagliadella, de Nova Venécia. Nessa terceira edição da festa, que começou na quinta-feira (22) e terminou nesse domingo (25), o público conheceu um pouco das tradições italianas.


Para a festa, que comemora os 131 anos da chegada dos italianos em terras capixabas, várias ruas e lojas de Nova Venécia foram enfeitas de verde, branco e vermelho. Cores da bandeira da Itália. Os trajes seguiam o mesmo visual. E, claro, não faltou comida. Teve muita massa, carne e bebidas. Foram mais de quatro toneladas de comida italiana.

CONCURSO DE CHEF'S

E não tem como falar de Itália sem, ao mesmo tempo, se lembrar das comidas típicas de lá. No primeiro dia aconteceu um concurso de chef's gastronômicos. Quem foi lá para ver esse "balé culinário", também experimentou as delícias de cozinheiros renomados.

CARRETINO E SERENATA

Um dos pontos mais altos da festa foi no sábado (24) de manhã com o Carretino, que é a Carretela de cidades como Santa Tereza. Aqui, em Nova Venécia, mais de trinta famílias de origem italiana desfilaram em vários carros e caminhonetes. E, mais uma vez, não faltou comida e bebida. Durante o percurso de mais de dois quilômetros, foram distribuídos pães, doces, linguiça, queijo, polenta, vinho, cerveja e outros petiscos. Tudo de graça. Foram mais de duas horas de Carretino.

Mais tarde teve a Serenata Veneziana, que percorreu as ruas do centro de Nova Venécia com muita música italiana, onde as famílias também distribuíram mais comida.

BARCHETTINO

Também aconteceu no Rio Cricaré, a Sinfonia o Sole Mio, onde um Saxofonista Wilton Silva e o Trompetista Raphael Alves, que desceram o rio tocando as canções "Funiculi Funicula" e "Bella Ciao". 

Uma missa toda em italiano, presidida no domingo (25), pelo padre Domenico Salvador e Padre Orlando Uliana, com participação do Grupo de Canção Italiana Augusto Zaché, grupo cultural mais antigo em atividade da cidade, tendo já 40 anos de composição.

O Barchettino levou música clássica italiana pelo Rio Cricaré, a Charanga di Venécia, com integrantes da Lira Mateus Toscano. Também aconteceram o Enduro do Elefante organizado pelo Elefante Trail Clube e o Giro da Cappitella com atletas do grupo Eco Saúde e demais participantes.

NOVA VENÉCIA E NOVA VENEZA

Na praça Adélio Lubiana, coração da Capitella, aconteceu, no sábado (24) a solenidade de promulgação da lei nº 3.524 de 18/07/2019, que dispõe sobre a irmanação de acordo de cooperação entre os municípios de Nova Venécia-ES e Nova Veneza-SC. Uma comitiva do município catarinense participou do evento. A lei foi sancionada pelo prefeito Lubiana Barrigueira, com a presença do prefeito Rogério José Frigo (Nova Veneza) e demais autoridades.
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo de aluna agredida na saída de escola em Nova Venécia viraliza.

JOÃO CREMASCO DIRETOR DA RÁDIO NOVA ONDA, RECEBEU HOMENAGENS NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESPÍRITO SANTO