Dia nacional de combate ao tabagismo comemora-se hoje




Hoje, 29 de agosto, comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Fumo. O consumo de derivados do tabaco (cigarro, charuto, narguilé) causam quase 50 doenças diferentes.

No Espírito Santo, segundo dados do Sistema de Informação de Mortalidade Estadual da secretaria de saúde estadual, em 2017 foram registrados 173 óbitos por doenças respiratórias em pessoas expostas ao tabagismo, um total de  27,55% dos 628 óbitos que tiveram tabagismo como fator influenciador.

Em 2018 foram registrados 166 óbitos por doenças respiratórias em pessoas expostas ao tabagismo, dos 618 que tiveram o tabagismo como fator influenciador, ou seja, 26,86% de pessoas expostas ao tabagismo morreram de doença respiratória.
Em Nova Venécia existe um programa de combate ao tabagismo. Segundo a enfermeira Aline Altoé, o programa existe por livre demanda. "O trabalho da secretaria funciona de portas abertas. O paciente chega, já é acolhido e é encaminhado para apoio terapêutico". Diz a enfermeira

Segundo ela, o paciente tem que querer parar. "É difícil parar de fumar, mas tem que ter o esforço do paciente também, porque o medicamento sozinho não irá funcionar". Ressalta Aline.

Quem se interessar em entrar no programa é só procurar o centro de saúde do bairro Margareth.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo de aluna agredida na saída de escola em Nova Venécia viraliza.

Nova Venécia: Capitella supera expectativas e atrai mais de 30 mil pessoas

JOÃO CREMASCO DIRETOR DA RÁDIO NOVA ONDA, RECEBEU HOMENAGENS NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESPÍRITO SANTO