Sebrae do Espírito Santo dá seis dicas para alavancar vendas no Dia do Consumidor

No dia 15 de março é comemorado o Dia Mundial do Consumidor. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae ES), com o objetivo de fortalecer e ampliar as oportunidades dos pequenos negócios, preparou seis dicas para aumentar as vendas e movimentar o faturamento dos empresários.

Segundo a analista da Unidade de Atendimento do Sebrae ES, Jéssika Tristão, “para quem possui um pequeno negócio físico ou mesmo virtual – um e-commerce –, uma boa dica é investir em datas comemorativas para aumentar as vendas. Não são somente as mais conhecidas, como o Dia das Mães, ou o Dia das Crianças e o Natal, por exemplo, que podem render bom faturamento. Existem datas que não são comumente tão divulgadas, como é o caso do Dia Mundial do Consumidor, mas que podem ser trabalhadas para chamar a atenção dos clientes”.

Jéssika Tristão ressalta que ações e atitudes relativamente simples dos empreendedores muitas vezes acabam aumentando o faturamento até de forma involuntária, mas planejamento e direcionamento são ferramentas que auxiliam a alavancar as vendas. “Algumas datas especiais chegam a ser responsáveis por mais de 30% do faturamento da empresa. É importante planejar previamente para obter os melhores resultados possíveis com as datas comemorativas”, afirma a analista.

Confira as seis dicas para ampliar as vendas do seu negócio em datas comemorativas:

1) Ofereça promoções
O consumidor que mantém a empresa; logo, nada mais justo do que ter bons descontos em seu dia. Pode ser um frete mais barato ou desconto em produtos ou serviços específicos. O importante é mostrar ao cliente que ele está pagando menos nesse dia.

2) Escute seu cliente
Nesse Dia do Consumidor, abra ainda mais o canal de comunicação entre a empresa e o cliente. Escute o que ele deseja, suas reclamações, sugestões e elogios. E após, trace um plano de ação para pôr em prática as melhorias sugeridas por ele. Saber as necessidades e expectativas de seus clientes, pode ser um fator que facilita a comercialização de algum(ns) determinado(s) produto(s).

3) Treinamento de equipe
Se você tem um pequeno negócio, não será tão difícil deixar sua equipe bem preparada para atender. Conhecer o produto ou serviço oferecido e saber lidar com clientes são atitudes fundamentais. Lembre-se que mesmo quando um cliente vai até seu estabelecimento para olhar alguma promoção, o bom atendimento pode fazer a diferença para uma compra efetiva acontecer no momento, a indicação de sua empresa para outros clientes ou compras futuras dele.

4) Fique de olho na concorrência
Seja no concorrente similar ou maior que você, que fornece um serviço ou produto igual ou semelhante ao da sua empresa, fique atento para saber como está o mercado e quais as necessidades ou desejos do cliente você tem mais chances de atender. Mas lembre-se sempre de ser fiel aos seus valores e aos do seu negócio.

5) Faça propagandas e textos de orientação referentes ao dia na internet
Promova postagens na página ou perfil da empresa nas redes sociais como o Facebook e, se possível, realize pequenos investimentos, como anúncios pagos. Os consumidores estão cada vez mais conscientes de seus direitos e cobram por isso. Desejam ser respeitados e exigem que a lei seja cumprida. Ajudar na conscientização desses direitos mostra que a empresa é preocupada com esse aspecto.

6) Não tenha medo de inovar sempre que possível
Mesmo que sua empresa trabalhe com um produto ou serviço de sucesso, sempre existe a possibilidade de inovar e atender outras expectativas, desejos e números. E quando se trata de datas comemorativas, inovar pode ser um diferencial para se destacar.



Para quem deseja intensificar vendas, a analista também destaca que, além das dicas existem muitas outras maneiras e a capacitação é uma delas. “Para isso, o Sebrae ES tem uma programação diversificada e aberta a todos, como  a capacitação ‘Aumentando suas vendas com Criatividade’. São cursos, palestras e oficinas que também podem auxiliar na hora de alavancar as vendas: ‘Qualidade no relacionamento com o cliente’; ‘Como atrair, conquistar a manter clientes’; ‘Atendimento a Clientes - Obtendo resultados com a satisfação do cliente’, entre outros. O Espaço Empreendedor do Sebrae está de portas abertas. Empreendedor, agende uma visita e conheça a programação de capacitações”, conclui Jéssika. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo de aluna agredida na saída de escola em Nova Venécia viraliza.

Nova Venécia: Capitella supera expectativas e atrai mais de 30 mil pessoas

JOÃO CREMASCO DIRETOR DA RÁDIO NOVA ONDA, RECEBEU HOMENAGENS NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESPÍRITO SANTO