Sebrae do Espírito Santo dá seis dicas para alavancar vendas no Dia do Consumidor
No dia 15 de março é comemorado o
Dia Mundial do Consumidor. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do
Espírito Santo (Sebrae ES), com o objetivo de fortalecer e ampliar as
oportunidades dos pequenos negócios, preparou seis dicas para aumentar as
vendas e movimentar o faturamento dos empresários.
Segundo a analista da Unidade de
Atendimento do Sebrae ES, Jéssika Tristão, “para quem possui um pequeno negócio
físico ou mesmo virtual – um e-commerce –, uma boa dica é investir em datas
comemorativas para aumentar as vendas. Não são somente as mais conhecidas, como
o Dia das Mães, ou o Dia das Crianças e o Natal, por exemplo, que podem render
bom faturamento. Existem datas que não são comumente tão divulgadas, como é o
caso do Dia Mundial do Consumidor, mas que podem ser trabalhadas para chamar a
atenção dos clientes”.
Jéssika Tristão ressalta que
ações e atitudes relativamente simples dos empreendedores muitas vezes acabam
aumentando o faturamento até de forma involuntária, mas planejamento e
direcionamento são ferramentas que auxiliam a alavancar as vendas. “Algumas
datas especiais chegam a ser responsáveis por mais de 30% do faturamento da
empresa. É importante planejar previamente para obter os melhores resultados
possíveis com as datas comemorativas”, afirma a analista.
Confira as seis dicas para ampliar
as vendas do seu negócio em datas comemorativas:
1) Ofereça promoções
O consumidor que mantém a
empresa; logo, nada mais justo do que ter bons descontos em seu dia. Pode ser
um frete mais barato ou desconto em produtos ou serviços específicos. O importante
é mostrar ao cliente que ele está pagando menos nesse dia.
2) Escute seu cliente
Nesse Dia do Consumidor, abra
ainda mais o canal de comunicação entre a empresa e o cliente. Escute o que ele
deseja, suas reclamações, sugestões e elogios. E após, trace um plano de ação
para pôr em prática as melhorias sugeridas por ele. Saber as necessidades e
expectativas de seus clientes, pode ser um fator que facilita a comercialização
de algum(ns) determinado(s) produto(s).
3) Treinamento de equipe
Se você tem um pequeno negócio,
não será tão difícil deixar sua equipe bem preparada para atender. Conhecer o
produto ou serviço oferecido e saber lidar com clientes são atitudes
fundamentais. Lembre-se que mesmo quando um cliente vai até seu estabelecimento
para olhar alguma promoção, o bom atendimento pode fazer a diferença para uma
compra efetiva acontecer no momento, a indicação de sua empresa para outros
clientes ou compras futuras dele.
4) Fique de olho na
concorrência
Seja no concorrente similar ou
maior que você, que fornece um serviço ou produto igual ou semelhante ao da sua
empresa, fique atento para saber como está o mercado e quais as necessidades ou
desejos do cliente você tem mais chances de atender. Mas lembre-se sempre de
ser fiel aos seus valores e aos do seu negócio.
5) Faça propagandas e textos
de orientação referentes ao dia na internet
Promova postagens na página ou
perfil da empresa nas redes sociais como o Facebook e, se possível, realize
pequenos investimentos, como anúncios pagos. Os consumidores estão cada vez
mais conscientes de seus direitos e cobram por isso. Desejam ser respeitados e
exigem que a lei seja cumprida. Ajudar na conscientização desses direitos
mostra que a empresa é preocupada com esse aspecto.
6) Não tenha medo de inovar sempre
que possível
Mesmo que sua empresa trabalhe
com um produto ou serviço de sucesso, sempre existe a possibilidade de inovar e
atender outras expectativas, desejos e números. E quando se trata de datas
comemorativas, inovar pode ser um diferencial para se destacar.
Para quem deseja intensificar
vendas, a analista também destaca que, além das dicas existem muitas outras
maneiras e a capacitação é uma delas. “Para isso, o Sebrae ES tem uma
programação diversificada e aberta a todos, como a capacitação ‘Aumentando
suas vendas com Criatividade’. São cursos, palestras e oficinas que também
podem auxiliar na hora de alavancar as vendas: ‘Qualidade no relacionamento com
o cliente’; ‘Como atrair, conquistar a manter clientes’; ‘Atendimento a
Clientes - Obtendo resultados com a satisfação do cliente’, entre outros. O
Espaço Empreendedor do Sebrae está de portas abertas. Empreendedor, agende uma
visita e conheça a programação de capacitações”, conclui Jéssika.
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