2º BATALHÃ DE POLÍCIA MILITAR FAZ A MAIOR APREENSÃO DE ARMAS DE FOGO DA HISTÓRIA DA UNIDADE

Desencadeada na manhã desta sexta-feira (29), na área da AISP 2 (2º BPM e 17ª Delegacia Regional), que compreende 09 municípios da região Norte/Noroeste, a operação policial Salmo 77:14 “Tú és o Deus que fazes maravilhas”, realizada pelas Polícias Militar e Civil, resultou na maior apreensão de arma de fogo na área do 2º BPM.
Mais de 110 armas de fogo, entre revólveres, espingardas, rifles, carabinas, pistolas, garruchão e garruchas foram apreendidas, além de grande quantidade de munições, drogas, artefatos (chumbos, espoletas e pólvoras), e outros materiais. 16 pessoas detidas e 07 adolescentes apreendidos.  
De acordo com os Coordenadores da ação policial, o Tenente Coronel Sebastião Aleixo Santos Batista, Comandante do 2º BPM e Dr. Líbero Penello de Carvalho Filho, Delegado Chefe da 17ª Regional, durante a operação foram cumpridos 24 Mandados de Prisão e de Busca e Apreensão.
Dentre os detidos estão acusados de crimes homicídios, tentativa de homicídios, tráfico de drogas, furtos, posse irregular de arma de fogo, receptação e outros delitos. Segundo os organizadores, a operação iniciou-se na manhã de ontem (28).
Em Nova Venécia foram apreendidas na residência de um homem de 51 anos, a grande maioria das armas acima citadas. JOS conserta armas de fogo e herdou o oficio do pai, no entanto, de acordo com os levantamentos do Serviço de Inteligência do 2º BPM, no exercício do ofício o acusado também comercializava e receptava armas de qualquer origem, inclusive de criminosos, o que foi confirmado no cumprimento do mandado de busca e apreensão. Para o Tenente coronel Aleixo não da para mensurar os desdobramentos que estas armas darão, em termos de desvendamento de crimes na região, após serem periciadas. 08 pessoas foram detidas no município, sendo 04 delas com mandado de prisão.
Em Montanha foram apreendidos 04 menores e presos dois homens, um deles acusado de crime de homicídio.
Em Pinheiros foram presos 04 homens e apreendido 01 menor infrator. Dentre os detidos está um jovem acusado de vários homicídios na região. Atualmente ele vinha comandando o tráfico de drogas em vários bairros da cidade. Durante as buscas foi apreendido um revolver calibre .38, quatro munições, uma bucha de maconha e um papelote de cocaína.
Em São Gabriel foi detido 01 jovem e apreendido 02 adolescentes, todos acusados de tráfico de drogas. Com eles foram apreendidos 13 pedras de crack e 04 buchas de maconha.
Em Boa Esperança os Policiais prenderam um homem de 19 anos, mediante mandado de prisão.
Os acusados e os materiais apreendidos foram encaminhados às Delegacias de Polícia Civil dos respectivos municípios, onde foram lavrados os autos de prisão em flagrante delito.
O tenente coronel Aleixo salientou que durante as 24 horas foram realizadas abordagens a veículos e pessoas, saturações em pontos estratégicos, abordagens em bares, boates e casas de prostituição, blitz de trânsito, e outras ações. A operação não tem hora para encerrar.
A operação contou com participação de 157 policiais militares e policiais civis, além de aproximadamente 40 viaturas empregadas.
De acordo com o Tenente Coronel Aleixo, as apreensões das drogas e prisão de pessoas fora de Nova Venécia, imprime um grande prejuízo ao movimento de traficantes nesses municípios, pois além de possuírem ligações, possuem ainda intima relação com homicídios que ocorrem na área da AISP 2.
Comandante Aleixo acrescentou que a Polícia está fazendo o seu papel, porém ainda que esteja imprimindo ritmo acelerado nos levantamentos e nas ações operacionais da tropa, o serviço não pode se resumir apenas a atividade repressiva e de inteligência da polícia.

A comunidade tem que participar mais, tanto denunciando, quanto comparecendo nas reuniões do Batalhão e do Conselho de Segurança. Assim como “à mulher de César não basta ser honesta, tem que se fazer parecer honesta”. A população, pessoas físicas e jurídicas, não bastam apenas querer segurança pública, tem que demonstrar que querem segurança, finalizou o Comandante. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo de aluna agredida na saída de escola em Nova Venécia viraliza.

Nova Venécia: Capitella supera expectativas e atrai mais de 30 mil pessoas

JOÃO CREMASCO DIRETOR DA RÁDIO NOVA ONDA, RECEBEU HOMENAGENS NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESPÍRITO SANTO